O que é Ansiedade?
Todos nós nos sentimos ansiosos às vezes quando a vida nos traz situações stressantes – uma grande entrevista de emprego, um discurso público ou um teste importante. No entanto, as pessoas com transtornos de ansiedade tendem a sentir intenso medo, apreensão e pavor quando confrontadas com esses eventos quotidianos. A ansiedade pode atingir níveis tão intensos que as pessoas experimentam um ataque de pânico – sentimentos repentinos de medo e preocupação intensos combinados com sintomas físicos avassaladores, como palpitações cardíacas, dor no peito, falta de ar, tontura, náusea e muito mais.
Quem tem Ansiedade?
Portugal é um dos países da Europa em que maior percentagem da população sofre de patologias do espectro da ansiedade. Esta patologia pode manifestar-se de inúmeras formas e muitas das suas manifestações interferem de forma grave com a qualidade de vida. Em Portugal, é nos mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, que se verifica uma maior prevalência de doença mental estimando-se que 50.1% tenham pelo menos uma perturbação psiquiátrica. Neste grupo etário, as entidades mais referidas foram as perturbações da ansiedade, seguidas das afetivas e do abuso de álcool.

Quais são os principais sintomas da ansiedade?
Em pessoas com transtornos de ansiedade, os seus sentimentos geralmente são desproporcionais à situação real. Isso pode atrapalhar a sua vida, tornando-se um desafio lidar com tarefas de trabalho ou escola, difícil manter relacionamentos pessoais e difícil ser pai de forma eficaz.
A ansiedade pode atingir níveis tão intensos que as pessoas experimentam um ataque de pânico – sentimentos repentinos de medo e preocupação intensos combinados com sintomas físicos avassaladores, como palpitações cardíacas, dor no peito, falta de ar, tontura, náusea e muito mais. Os ataques de pânico tendem a surgir de repente, mas podem durar muito tempo após a situação stressante inicial ter passado.
A ansiedade não tratada pode roubar a sua vida e aumentar o risco de:
- Depressão
- Problemas de sono
- Ataques de pânico
- Abuso de substâncias
- Problemas de concentração
- Doenças físicas (por exemplo, constipações)
- Pensamentos e comportamentos suicidas
O que causa a Ansiedade?
Especialistas identificaram múltiplas causas de ansiedade. Pesquisas sugerem que a ansiedade tem raízes em problemas biológicos (como lesões na cabeça, desequilíbrios hormonais, problemas de açúcar no sangue, abuso de drogas, efeitos colaterais de medicamentos, genética e muito mais), problemas psicológicos (como trauma emocional) e problemas sociais (como stresse do trabalho ou da vida doméstica).

Porquê escolher a clínica Lugar Seguro para tratar a ansiedade?
Na psicologia tradicional, onde os diagnósticos são baseados apenas em agrupamentos de sintomas, transtornos de ansiedade e ataques de pânico podem ser diagnosticados erroneamente por outras condições, como TDA/TDAH, transtorno bipolar, autismo ou esquizofrenia.
O nosso trabalho é diferente porque usamos ferramentas de diagnóstico, baseadas na imagem cerebral chamada SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) para ajudar a identificar com precisão problemas cerebrais subjacentes que podem contribuir para os sintomas. Isso significa que você recebe o diagnóstico certo e o tratamento mais eficaz para uma cura mais rápida.
Cérebros ansiosos funcionam de forma diferente


Imagens do cérebro mostram que os transtornos de ansiedade não são uma falha de caráter ou fraqueza pessoal. Eles estão associados a mudanças biológicas no cérebro. As imagens de SPECT do cérebro mostram que a hiperatividade nos gânglios da base é comumente vista na ansiedade, mas também pode haver outras áreas com atividade anormal, dependendo de qual dos 7 tipos de ansiedade você tem.
SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) é um estudo de medicina nuclear que avalia o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro. Basicamente, ele mostra três coisas: atividade saudável, pouca atividade ou muita atividade. Uma imagem “ativa” saudável mostra as partes mais ativas do cérebro com azul representando a atividade média e vermelho (ou às vezes vermelho e branco) representando as partes mais ativas do cérebro.
No exame saudável, a área mais ativa está no cerebelo, na parte posterior/inferior do cérebro. A segunda imagem é um exemplo de alguém com Tipo 1: Ansiedade Pura (veja abaixo mais informações sobre os 7 tipos de ansiedade), que mostra muita atividade nos gânglios da base, o que aumenta o nível de ansiedade de uma pessoa.
Os 7 tipos de Ansiedade
Baseado em diversos trabalhos de investigação científica desenvolvido por neurocientistas clínicos e psiquiatras, verificou-se que a ansiedade não é um distúrbio único ou simples. Dar a todos com ansiedade o mesmo tratamento nunca funcionará. A imagem cerebral SPECT mostrou que existem 7 padrões cerebrais associados à ansiedade (e depressão) e que a ansiedade e a depressão ocorrem juntas 75% das vezes. Esta seção entra em maiores detalhes sobre cada um dos 7 tipos.
A Ansiedade Pura geralmente resulta de muita atividade nos gânglios da base, definindo a “velocidade ociosa” da pessoa em overdrive.
Os sintomas comuns da ansiedade pura incluem:
- Sentimentos frequentes de nervosismo ou ansiedade
- Ataques de pânico
- Evitar pessoas ou lugares devido ao medo de ter ansiedade ou ataques de pânico
- Sintomas de tensão muscular aumentada (dores de cabeça, dores musculares, tremor nas mãos)
- Períodos de batimentos cardíacos, náuseas ou tonturas
- Tendência para prever o pior
- Múltiplos medos ou fobias persistentes (como morrer ou fazer algo louco)
- Prevenção de conflitos
- Medo excessivo de ser julgado ou examinado por outros
- Ser facilmente assustado ou uma tendência a congelar em situações intensas ou que provocam ansiedade
- Timidez e ficar facilmente envergonhado
- Roer as unhas ou coçar a pele
Depressão e ansiedade ocorrem juntas 75% das vezes, e por isso incluímos a depressão como um dos 7 tipos de ansiedade. A Depressão Pura geralmente resulta de atividade excessiva no sistema límbico profundo – o centro emocional do cérebro.
Pessoas com esse tipo lutam com sintomas depressivos que variam de tristeza crónica leve (distimia) a depressão maior incapacitante, onde é difícil até mesmo sair da cama.
Os sintomas comuns da Depressão Pura incluem:
- Humor triste ou negativo persistente
- Perda de interesse em atividades geralmente prazerosas
- Inquietação, irritabilidade ou choro excessivo
- Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo, desesperança ou pessimismo
- Dormir muito ou muito pouco, ou acordar de manhã cedo
- Alterações de apetite e/ou perda ou ganho de peso
- Diminuição da energia, aumento da fadiga ou sensação de “desaceleração”
- Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio
- Dificuldade em se concentrar, lembrar ou tomar decisões
- Sintomas físicos persistentes (como dores de cabeça, problemas digestivos ou dor crónica)
- Baixa autoestima crónica
- Sensação persistente de estar insatisfeito ou entediado
Ansiedade/Depressão Mista envolve uma combinação de sintomas de Ansiedade Pura e Depressão Pura (listados acima). Este tipo mostra atividade excessiva nos gânglios basais do cérebro e no sistema límbico profundo. Um tipo pode predominar a qualquer momento, mas os sintomas de ambos estão presentes regularmente.
A ansiedade/depressão superfocada envolve atividade excessiva no giro cingulado anterior do cérebro, nos gânglios da base e/ou no sistema límbico profundo.
Pessoas com esse tipo – que ocorre com mais frequência em filhos ou netos de alcoólicos – têm dificuldade em desviar a atenção e muitas vezes ficam presas a pensamentos ou comportamentos ansiosos e/ou negativos. Isso pode se parecer com:
-
- Transtorno obsessivo-compulsivo (preso em pensamentos ou ações negativas) • Fobias (preso em um medo)
- Distúrbios alimentares (preso no comportamento alimentar negativo)
- Transtorno de stress pós-traumático ou TEPT (preso em um evento traumático passado)
Os sintomas comuns de Ansiedade/Depressão Superfocada incluem 4 sintomas de Ansiedade Pura e/ou Depressão Pura (listados acima), mais pelo menos 4 dos seguintes:
- Preocupação excessiva ou sem sentido
- Chateado quando as coisas estão fora do lugar ou as coisas não acontecem da forma que planeou
- Tendência a ser oposicionista ou argumentativo
- Tendência a ter pensamentos negativos ou ansiosos repetitivos
- Tendência para comportamentos compulsivos ou viciantes
- Intensa aversão à mudança
- Tendência a guardar rancor
- Dificuldade em ver opções em situações
- Tendência a manter a própria opinião e não ouvir os outros
- Precisar que as coisas sejam feitas de uma certa maneira ou fica chateado
- Outros reclamam que você se preocupa demais
- Tendência a dizer “não” sem antes pensar na pergunta
A Ansiedade/Depressão do Lobo Temporal está relacionada a pouca ou muita atividade nos lobos temporais (envolvidos nos humores, emoções e memória), além da hiperatividade nos gânglios da base e/ou sistema límbico profundo.
Os sintomas comuns de Ansiedade/Depressão do Lobo Temporal incluem 4 sintomas de Ansiedade Pura e/ou Depressão Pura (listados acima), mais pelo menos 4 dos seguintes:
- Pavio curto ou períodos de extrema irritabilidade
- Períodos de raiva com pouca provocação
- Frequentemente interpretando mal os comentários como negativos quando não são
- Períodos de espaço ou confusão
- Períodos de pânico e/ou medo sem motivo específico
- Alterações visuais ou auditivas, como ver sombras ou ouvir sons abafados
- Períodos frequentes de déjà vu
- Sensibilidade ou paranoia leve
- Dores de cabeça ou dor abdominal de origem incerta
- História de traumatismo craniano
- História familiar de violência ou explosão
- Pensamentos sombrios que podem envolver pensamentos suicidas ou homicidas
- Períodos de esquecimento ou problemas de memória
A Ansiedade/Depressão Cíclica está associada a uma atividade extremamente alta nos gânglios basais do cérebro e/ou no sistema límbico profundo. Essas áreas de atividade excessiva agem como “convulsões emocionais”, pois os centros emocionais “raptam” o cérebro por períodos de tempo em um padrão cíclico.
Distúrbios cíclicos, como transtorno bipolar, ciclotimia, síndrome da tensão pré-menstrual e ataques de pânico fazem parte dessa categoria por serem episódicos e imprevisíveis.
Os sintomas comuns de Ansiedade/Depressão Cíclica incluem 4 sintomas de Ansiedade Pura e/ou Depressão Pura (listados acima), além de períodos de tempo com pelo menos 4 dos seguintes:
- Humor anormalmente elevado, deprimido ou ansioso
- Diminuição da necessidade de sono, sentindo-se enérgico com muito menos sono do que o habitual
- Noções grandiosas, ideias ou planos
- Aumento da fala ou fala pressionada
- Devaneios
- Energia acentuadamente aumentada
- Pobre julgamento levando a um comportamento de risco (afastamento do comportamento habitual)
- Comportamento social inadequado • Irritabilidade ou agressão
- Pensamento delirante ou psicótico
A Ansiedade/Depressão desfocada está associada à baixa atividade no córtex pré-frontal (PFC), além de alta atividade nos gânglios da base e/ou sistema límbico profundo.
O CPF está envolvido com atenção, foco, controle de impulsos, julgamento, organização, planeamento e motivação. Quando o CPF está subativo, as pessoas geralmente têm problemas com essas funções executivas. Distinguir Ansiedade/Depressão Desfocada de TDA/TDAH pode ser difícil devido à semelhança nos sintomas.
No entanto, a imagem cerebral fornece uma janela para o cérebro para ver as áreas com muito pouca ou muita atividade. Isso permite um diagnóstico mais preciso.
Os sintomas de Ansiedade/Depressão Desfocada incluem pelo menos 4 itens de Ansiedade Pura e/ou Depressão Pura (listados acima), mais pelo menos 4 dos seguintes:
-
- Problemas para manter o foco
- Espaço ou sensação em um nevoeiro
- Oprimido pelas tarefas da vida diária
- Sentir-se cansado ou lento • Procrastinação, falha em terminar as coisas
- Tédio crónico
- Distração
- Esquecimento
- Dificuldade em expressar sentimentos
- Falta de empatia pelos outros
Uma variação de Ansiedade/Depressão Desfocada é causada pela redução geral do fluxo sanguíneo e da atividade no córtex, juntamente com muita atividade nos gânglios da base e/ou sistema límbico profundo. Esse padrão pode estar relacionado a doenças físicas, abuso de drogas ou álcool, hipóxia (falta de oxigênio), infecções (como a doença de Lyme), lesão cerebral traumática ou exposição a mofo tóxico ou outras toxinas ambientais. Os sintomas dessa variação também incluem sentimentos frequentes de doença, entorpecimento mental, “nevoeiro cerebral” ou comprometimento cognitivo.
Venha conhecer-nos! Podemos ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio que deseja!
Esperamos por Si…com o Sorriso de Sempre!