O que é Transtorno de Stress Pós-Traumático?
Muitas pessoas são expostas a traumas durante as suas vidas, sejam elas mesmas, testemunhas pessoalmente ou expostas repetidamente nos media. É comum que as pessoas que vivem um trauma emocional experimentem uma ampla gama de sentimentos angustiantes nos dias e semanas que se seguem. Na maioria das pessoas, esses sentimentos diminuem naturalmente com o tempo. Outros, no entanto, persistem e desenvolvem-se em sintomas associados ao transtorno de Stress pós-traumático (TSPT), uma condição potencialmente debilitante que pode roubar a sua vida.
Esta condição pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha sofrido um trauma, mas é comum em veteranos militares e em socorristas que estão rotineiramente na linha de frente respondendo a emergências e situações de crise.
Os múltiplos traumas e Stress que eles vivenciam são esperados como parte de seu trabalho, mas tem um custo alto.
A exposição repetida ao trauma e o Stress de incidência crítica demonstraram ter um impacto significativo na saúde mental e podem ser devastadores para as suas vidas pessoais e profissionais. O TSPT (que às vezes é chamado de “Stress de incidência crítica” ou simplesmente “trauma emocional”) geralmente é considerado um problema psicológico, mas mesmo que o TSPT possa afetar o seu bem-estar psicológico, não é um transtorno mental. É importante entender que lutar contra os sintomas do TSPT não é uma falha de caráter ou um sinal de fraqueza
pessoal.
No entanto, se não for tratado, o TSPT pode causar uma ampla gama de problemas e pode até levar ao suicídio.
Quem é afetado pelo TSPT?
Embora a maioria das pessoas pense que a condição afeta principalmente veteranos militares, ela pode atingir qualquer pessoa – qualquer nacionalidade, ocupação, etnia – em qualquer idade, incluindo crianças.
PTSD pode afetar homens e mulheres, no entanto, as mulheres são 2-3 vezes mais propensas a experimentar a condição do que os homens. Além disso, as mulheres tendem a sofrer traumas em idade mais jovem, quando tem maior impacto no desenvolvimento cerebral.
Sintomas comuns de TSPT
Após um evento traumático, é provável que as pessoas experimentem uma série de reações desconfortáveis. Os nossos cérebros estão programados para nos alertar sobre a presença e a ameaça de perigo, portanto, ter uma resposta biológica e psicológica ao trauma é normal. Esses sintomas geralmente diminuem com o passar do tempo. No entanto, quando os sintomas persistem, é um sinal de TSPT.
Em geral, qualquer evento assustador, perigoso ou com risco de vida pode desencadear sintomas de TSPT.
Isso pode incluir lembranças intensas (como flashbacks e pesadelos), evitar pessoas ou coisas que são lembranças do evento e comportamento autodestrutivo. Veja abaixo uma lista mais abrangente dos sinais e sintomas do TSPT.
O que causa TSPT?
Além de ser vítima de um evento traumático, também pode desenvolver TSPT ao ser exposto a situações violentas e perigosas por meio dos mídia ou de outras formas indiretas. Algumas causas de TSPT incluem:
- Pandemias
- Combate militar
- Abuso na infância
- Violação ou outra agressão física
- Exposição repetida à violência
- Ver alguém ficar ferido ou morrer
- Ser exposto ou mantido sobre a mira de uma arma
- Acidentes automobilísticos
- Desastres naturais
- Tiroteios em massa
- Sequestro
É comum que o TSPT ocorra concomitantemente com outras condições, incluindo:
- Depressão
- Ansiedade
- Insónia
- Vícios
- Problemas de raiva
- Ataques de pânico
- Transtorno bipolar
- Transtornos Psicóticos
- Transtorno obsessivo-compulsivo
- Traumatismo Cranioencefálico (TCE)
- Problemas cognitivos
- Problemas de memória
Porquê escolher a clínica Lugar Seguro para o tratamento de TSPT?
A maioria dos psicólogos e psiquiatras nunca olha para o cérebro e só pode fazer a sua avaliação com base nos sintomas, e é por isso que as pessoas geralmente não são diagnosticadas ou são diagnosticadas erroneamente e recebem o tipo errado de tratamento.
As imagens do cérebro podem ser muito úteis para obter um diagnóstico de TSPT. Dois estudos publicados pela equipa de pesquisa da Amen Clinics mostraram que a imagem SPECT cerebral é capaz de diferenciar o TSPT do TCE com uma taxa de precisão de 94%.
Em comparação, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada geralmente mostram resultados “normais” em pessoas com TSPT, o que as faz pensar que estão a imaginar os seus sintomas.
Esta pesquisa foi reconhecida pela Discover Magazine como a 19ª das 100 principais histórias científicas de 2015.
Na clínica Lugar Seguro usamos a avaliação ao cérebro como parte de uma avaliação abrangente que também inclui testes de laboratório e avaliação dos fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais que podem contribuir para problemas de memória. Com base em todas essas informações, podemos identificar as causas dos problemas de memória e desenvolver um plano de tratamento personalizado para reverter a perda de memória.
Na Clínica Lugar Seguro, além da avaliação do cérebro, todos os terapeutas têm formação em psicologia e somos Lideres Mundiais de Hipnose reconhecidos internacionalmente, para poder utilizar estas técnicas fantásticas e o ajudar a ultrapassar esta condição de forma mais célere e definitiva.
Cérebros de PTSD funcionam de forma diferente
Pessoas com TSPT tendem a ter muita atividade no cérebro. Nos exames SPECT, a hiperatividade é vista no límbico, nos gânglios da base e no giro cingulado anterior no que parece ser um padrão de diamante.
Com as imagens do cérebro, ver para crer. A imagem cerebral pode ser muito útil para pessoas com TSPT por vários motivos, incluindo:
- As imagens do cérebro mostram que os sintomas e comportamentos do TSPT são causados por mudanças biológicas no cérebro, NÃO por alguma falha pessoal, reduzindo assim a dor emocional e o estigma.
- Ver uma imagem do cérebro ajuda as famílias a entender melhor que os sintomas de TSPT dos seus entes queridos não são culpa deles. Isso promove o perdão e encoraja as famílias a envolverem-se mais no processo de cura.
- As imagens cerebrais ajudam a personalizar o tratamento de acordo com suas necessidades, para que seja mais eficaz.
- A imagem cerebral pode ajudar a diferenciar o TSPT de lesão cerebral traumática (TCE), que tem muitos sintomas sobrepostos.
- Estudos de imagem cerebral podem mostrar se o tratamento está funcionando ou se precisa ser ajustado para melhorar o processo de cicatrização.
SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) é um estudo de medicina nuclear que avalia o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro. Basicamente, ele mostra três coisas: atividade saudável, pouca atividade ou muita atividade. Uma imagem “ativa” saudável mostra as partes mais ativas do cérebro com azul representando a atividade média e vermelho (ou às vezes vermelho e branco) representando as partes mais ativas do cérebro.
No exame saudável, a área mais ativa está no cerebelo, na parte posterior/inferior do cérebro. A segunda imagem é um exemplo de alguém com Tipo 1: Ansiedade Pura (veja abaixo mais informações sobre os 7 tipos de ansiedade), que mostra muita atividade nos gânglios da base, o que aumenta o nível de ansiedade de uma pessoa.
SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) é um estudo de medicina nuclear que avalia o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro.
Basicamente, ele mostra três coisas: atividade saudável, pouca atividade ou muita atividade.
Uma imagem “ativa” saudável mostra as partes mais ativas do cérebro com azul representando a atividade média e vermelho (ou às vezes vermelho e branco) representando as partes mais ativas do cérebro.
Na imagem saudável à esquerda, a área mais ativa está no cerebelo, na parte posterior/inferior do cérebro.
Na imagem de PTSD (direita), um padrão de diamante de atividade aumentada é evidente na parte emocional profunda do cérebro. A varredura à direita de uma pessoa com TSPT mostra um padrão de diamante de aumento da atividade na parte emocional profunda do cérebro.
Sintomas do Transtorno de Stress Pós-Traumático
Os sintomas podem desenvolver-se imediatamente após um evento traumático.
Em alguns sobreviventes de trauma, no entanto, pode levar semanas ou meses para que os sintomas surjam. Para outros, podem não se desenvolver até anos depois, quando desencadeados por um novo trauma.
Por causa disso, as pessoas geralmente não associam os seus sintomas angustiantes ao trauma que experimentaram.
Pode não ter todos os sintomas a seguir, mas as pessoas com TSPT geralmente têm vários deles.
- Lembranças intensas, como flashbacks e pesadelos
- Incapacidade de recordar certos aspetos do que aconteceu
- Evitar pessoas, lugares ou coisas que são lembretes do evento
- A recusa em falar sobre o evento
- Incapacidade de discutir o sentimento sobre o trauma
- Memórias angustiantes
- Incapacidade de parar de pensar sobre o incidente
- Ansiedade aumentada ou excessiva
- Comportamento autodestrutivo
- Temor aumentado
- Estar sempre em guarda ou “irritado”
- Sentindo-se emocionalmente entorpecido
- Sentimentos de culpa ou vergonha
- Problemas com o sono
- Perda de interesse em atividades que costumavam ser apreciadas
- Raiva e irritabilidade
- Sintomas depressivos
- Isolamento social
Venha conhecer-nos! Podemos ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio que deseja!
Esperamos por Si…com o Sorriso de Sempre!