O que é Psicologia Infantil?
Se o seu filho ou adolescente está com dificuldades na escola, agindo de forma rebelde, desatento, triste e solitário, esquecido, desorganizado ou andando com companhias menos aconselháveis, pode pensar que são apenas sintomas normais de crescimento e esperar que eles superem isso.
Muitas crianças e adolescentes crescem com comportamentos problemáticos e problemas emocionais, mas nem todos. Quando os sintomas e comportamentos preocupantes do seu filho ou adolescente persistirem e impactarem negativamente os seus trabalhos escolares, amizades e vida doméstica, é hora de procurar ajuda.
Permitir que os sintomas de uma criança não sejam controlados pode aumentar as chances de fracasso escolar, limitar as suas oportunidades de ir para a faculdade, dificultar a sua capacidade de conseguir o emprego que desejam e prepará-las para relacionamentos cheios de conflitos. Na pior das hipóteses, pode levar a pensamentos e comportamentos suicidas.
Quem sofre?
As condições mais comumente diagnosticadas entre crianças e adolescentes são TDA/TDAH, problemas comportamentais, ansiedade e depressão.
Outras condições que afetam crianças e adolescentes incluem transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do espectro do autismo (TEA), transtornos alimentares, PANDAS, PTSD, síndrome de Tourette, esquizofrenia, agressão e lesão cerebral traumática (TCE).
De acordo com as últimas estatísticas do CDC, o número de jovens diagnosticados com estas condições, bem como o número que tirou a própria vida são:
- 6,1 milhões de idades de 2 a 17 têm TDA/TDAH
- 4,5 milhões de idades de 3 a 17 anos têm problemas de comportamento
- 4,4 milhões de idades de 3 a 17 anos têm ansiedade
- 1,9 milhão de idades de 3 a 17 anos têm depressão
- 14.717 jovens de 10 a 24 anos morreram por suicídio em 2017
Quais são os Sintomas?
Esteja ciente de que não é incomum que as crianças tenham mais de uma condição. Por exemplo, quase 2 em cada 3 jovens diagnosticados com TDA/TDAH também têm uma ou mais condições de saúde mental.
Cerca de metade de todas as crianças com TDA/TDAH também têm um problema de comportamento ou transtorno de conduta, e cerca de 1 em cada 3 tem ansiedade. Se o seu filho apresentar vários sinais e sintomas, isso pode significar que distúrbios concomitantes estão a acontecer.
Veja abaixo uma lista de sinais de alerta – de dificuldades escolares a problemas de raiva – de que o seu filho pode precisar de ajuda.

As condições mais comumente diagnosticadas entre crianças e adolescentes são:
- TDA/TDAH (6,1 milhões)
- Problemas de comportamento (4,5 milhões)
- Ansiedade (4,4 milhões)
- Depressão (1,9 milhão)
- Concussões (aumento de 71% em relação a 2010-2015)

Porquê escolher a clínica Lugar Seguro para tratar os problemas do seu filho?
A nossa experiencia a ajudar crianças e adolescentes mostra que as condições de “saúde mental” em crianças e adolescentes são, na verdade, condições de “saúde cerebral”.
Uma das descobertas de neuroimagem mais emocionantes é que condições como TDAH , depressão e ansiedade não são distúrbios simples ou únicos.
Além disso, imagens cerebrais mostram que o traumatismo craniano é uma das principais causas de doenças psiquiátricas em crianças
e adolescentes, mas poucas pessoas percebem isso.
Para os jovens, obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento precocemente pode ser mais eficaz e pode ajudar a prevenir problemas de longo prazo.
Na Clínica Lugar Seguro, além da avaliação do cérebro, todos os terapeutas têm formação em psicologia e somos Lideres Mundiais de Hipnose reconhecidos internacionalmente, para poder utilizar estas técnicas fantásticas e o ajudar a ultrapassar esta condição de forma mais célere e definitiva.
O cérebro das crianças funciona de forma diferente
Como os cérebros jovens ainda se desenvolvem até os 20 e poucos anos, problemas não tratados podem alterar o desenvolvimento do cérebro e levar a problemas duradouros no funcionamento do cérebro.
Por exemplo, TDA/TDAH não tratado aumenta o risco de depressão, abuso de drogas, obesidade, tabagismo, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer.


SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) é um estudo de medicina nuclear que avalia o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro. Basicamente, ele mostra três coisas: atividade saudável, pouca atividade ou muita atividade.
A imagem SPECT do cérebro de superfície saudável à esquerda mostra atividade completa e até simétrica.
A imagem à direita, feita durante a concentração, é de uma criança com TDA e revela diminuição do fluxo sanguíneo e da atividade (as áreas que parecem “buracos”) no córtex pré-frontal do cérebro, um dos 7 padrões cerebrais associados à TDA
Sinais de alerta que o seu filha(o) pode precisar de ajuda
Pode ser difícil para os pais saberem se os problemas que seus filhos estão tendo são apenas uma fase ou se são sinais de algo mais sério. Alguns dos sinais de alerta que podem indicar que o seu filho está a sofrer de uma condição de saúde mental incluem:
- Raiva repentina ou mudanças de comportamento
Isso pode incluir humor consistentemente baixo, mau humor e falta de interesse em atividades prazerosas ou mudanças extremas de humor. Esteja ciente de qualquer desvio inexplicável da rotina normal do seu filho, humor, níveis de energia, comportamentos ou desempenho escolar. Birras frequentes, agressão ou desafio são sinais de alerta. - Conflitos Escolares e Académicos
Problemas acadêmicos contínuos podem ser devido a problemas comportamentais ou problemas de atenção. - Medos e Preocupações
As crianças que têm preocupações avassaladoras que interferem na sua capacidade de fazer coisas ou que prejudicam o seu desempenho na escola podem ter ansiedade. - Problemas com amigos ou colegas de turma
Dificuldade em fazer amigos ou dificuldade em conectar-se com outras pessoas pode ser um sinal de alerta de um problema mais profundo. - Ações Repetitivas
Algumas crianças têm tiques físicos ou vocalizações, ou verificam as coisas repetidamente e ficam chateadas se não estiverem na ordem certa. - Dor física
Queixas frequentes sobre dores no corpo, dores de cabeça, dores de estômago sem causa conhecida - Problemas de sono
Dormir demais ou ter problemas para dormir durante a noite está associado a várias condições de saúde mental. - Perda de peso / ganho de peso
Evitar comer, usar laxantes ou vomitar podem ser sinais de um transtorno alimentar. Comer demais pode ser um sinal de usar a comida para automedicar sentimentos maus. - Uso de substâncias
Alguns adolescentes fumam, bebem álcool ou usam drogas como forma de se automedicar. - Delírios
Ouvir ou ver coisas que outros não podem ver ou ouvir é um comportamento de alerta que precisa ser investigado. - Auto-mutilação
Crianças e adolescentes que se magoam ou se envolvem em comportamentos de risco precisam de ajuda. - Pensamentos e Comportamentos Suicidas
O suicídio é a segunda principal causa de morte entre crianças e jovens de 10 a 24 anos, portanto, se uma criança ou adolescente fala sobre suicídio, isso deve ser levado muito a sério.
Venha conhecer-nos! Podemos ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio que deseja!
Esperamos por Si…com o Sorriso de Sempre!