O que são problemas de peso?
Se está de dieta agora, não está sozinho! Infelizmente, perder peso e recuperá-lo (dieta ioiô) é um ciclo vicioso que deixa milhões de pessoas frustradas e infelizes. Apesar do que a indústria de perda de peso de 20 bilhões quer que pense, as dietas tradicionais e da moda simplesmente não funcionam. Sabia que à medida que o tamanho da sua cintura aumenta, o tamanho do seu cérebro diminui?
Em outras palavras, quanto mais acima do peso você estiver, maior será o stress na sua fisiologia – particularmente o aumento da inflamação no seu corpo – o que afeta o volume da massa cinzenta entre as orelhas, além de colocá-lo em risco de sérios problemas médicos.
Quem é afetado?
Se está com sobrepeso ou obeso, não está sozinho. Em Portugal existem uns surpreendentes 67% de adultos que estão com sobrepeso ou obesos, que custa 1,2 mil milhões, ou seja, 0.6% do pib! Ainda mais surpreendente é que 29.3% de todas as crianças em Portugal estão acima do peso.
Quais são os Sintomas?
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que compara o peso com a altura. Um IMC ideal está entre 18,5 e 25; a faixa de sobrepeso fica entre 25 e 30; acima de 30 indica obesidade e acima de 40 indica obesidade mórbida. Basta pesquisar no Google “Calculadora de IMC” e preencher a sua altura e peso para determinar seu IMC.
Se o seu IMC estiver acima da faixa saudável, senão conseguir manter um IMC saudável, se tiver problemas para seguir uma dieta ou se tentou fazer dieta, mas não conseguiu perder peso, pode precisar de ajuda.
O que causa isso?
Infelizmente, a maioria das pessoas tem problemas para perder peso e mantê-lo. Isso porque as dietas tradicionais e da moda ignoram um fator chave: o cérebro.
Dar a todos o mesmo plano de perda de peso nunca funcionará.
Com base na imagem cerebral com dezenas de milhares de pacientes, foi possível distinguir 5 tipos de comedores excessivos e cada tipo precisa do seu próprio plano de perda de peso com recomendações nutricionais direcionadas.
Veja abaixo nesta página para saber mais sobre os diferentes tipos.
As consequências de problemas de peso não tratados incluem:
- Depressão e ansiedade
- Síndrome do pânico
- Transtorno bipolar
- Agorafobia (medo de sair)
- Baixa auto-estima
- Doença de Alzheimer
- AVC e doenças cardíacas
- Diabetes tipo 2
- Vícios
- Pensamentos suicidas
Porquê escolher a Clínica Lugar Seguro para tratar a perda de peso e nutrição?
Ao descobrir o seu tipo específico de cérebro, obtemos informações muito importantes que nos ajudam a criar o melhor plano de nutrição e estilo de vida para o seu tipo e as melhores estratégias para aprimorar o seu cérebro para que possa seguir esse plano para ajudá-la(o) a perder peso, tornar-se mais saudável, aumentar a sua energia e otimizar a sua função cerebral.
Na Clínica Lugar Seguro, além da avaliação do cérebro, todos os terapeutas têm formação em psicologia e somos Lideres Mundiais de Hipnose reconhecidos internacionalmente, para o ajudar a ultrapassar esta condição de forma mais célere e definitiva.
Cérebros acima do peso e obesos funcionam de forma diferente
As pessoas que lutam com o peso geralmente têm problemas cerebrais subjacentes que as impedem de seguir um plano de alimentação saudável. Até que o cérebro esteja otimizado, será difícil manter uma boa dieta. Os 5 tipos de comedores excessivos estão associados a padrões cerebrais específicos. O mais comum encontrado nas imagens SPECT:
Tipo 1: Comedores Compulsivos é o aumento da atividade no giro cingulado anterior (GCA), que é comumente causado por baixos níveis de serotonina.
Tipo 2: Comedores impulsivos normalmente têm muito pouca atividade no córtex pré-frontal (CPF).
No tipo 3: comedores impulsivos-compulsivos, há uma combinação de baixa atividade de CPF e alta atividade de GCA.
Achados comuns de SPECT no Tipo 4: Comedores Tristes ou Emocionais incluem atividade excessiva no sistema límbico.
O aumento da atividade nos gânglios da base é tipicamente visto no Tipo 5.
Os cinco tipos de comedores compulsivos
As evidências cientificas da imagem cerebral mostraram que existem vários tipos de comedores compulsivos. Alguns são compulsivos e outros são impulsivos. Algumas pessoas são ambos. Alguns comem para melhorar o humor e outros para acalmar as suas preocupações. Leia abaixo para saber mais sobre os cinco tipos.
Pessoas com este tipo de cérebro tendem a ficar presas em pensamentos de comida. Ouvem o gelado no congelador a chamar por si… de novo e de novo e de novo. Muitas vezes sentem-se compulsivamente levados a comer e podem dizer que não têm controle sobre a comida. Também tendem a comer à noite porque se preocupam e têm problemas para dormir.
Comedores compulsivos tendem a ficar presos em pensamentos ou presos num curso de ação. Eles frequentemente:
- Ficam presos em pensamentos sobre comida
- Fiquem presos nas suas preocupações
- São rígidos e inflexíveis
- Têm problemas para ver as opções
- Guardar rancores
- São opositores ou argumentativos
- Sentem que DEVEM fazer as coisas à sua maneira, ou ficam chateados
Além disso, aprender como se “soltar” dos seus pensamentos sobre comida e preocupações é muito útil.
As pessoas com este tipo lutam contra a impulsividade e têm dificuldade em controlar o seu comportamento, mesmo que comecem cada dia com boas intenções:
-
- Não pensam em comida constantemente, mas sempre que veem algo de que gostam, não resistem
- Têm dificuldade em dizer “não” mesmo que não estejam realmente com fome
- Têm dificuldade em ignorar uma segunda – ou terceira ou quarta – fatia de pizza, pedaço de bolo ou porção de puré de batatas.
Comer demais por impulso é comum entre pessoas que têm TDA, que também tem sido associada a baixos níveis de dopamina no cérebro. Pessoas com TDA lutam com:
-
- Um curto período de atenção
- Distração
- Desorganização
- Impulsividade
Pesquisas sugerem que ter TDA não tratada quase duplica o risco de estar acima do peso. Sem tratamento adequado, é quase impossível para estas pessoas serem consistentes com qualquer plano de nutrição.
Comer demais por impulso também pode ser resultado de alguma forma de exposição tóxica, um acidente de quase afogamento, uma lesão cerebral na parte frontal do cérebro ou uma infeção cerebral, como a síndrome da fadiga crónica. Fumadores com excesso de peso e bebedores de café também tendem a encaixar-se neste tipo.
Comer demais por impulso pode piorar com alimentos ou tratamentos que aumentam a serotonina porque esse neurotransmissor acalma o cérebro e, embora possa diminuir as preocupações, também diminui o controle dos impulsos.
Coisas que esgotam os níveis de dopamina também são um problema, por isso ajudamos os comedores impulsivos aumentando os níveis de dopamina e fortalecendo o córtex pré-frontal.
Pessoas com este tipo têm uma combinação de características impulsivas e compulsivas. Na superfície, parece quase contraditório, mas as pessoas podem ser impulsivas e compulsivas ao mesmo tempo (pense no jogador compulsivo, que não consegue parar de se concentrar em fazer uma aposta e não tem restrição que o impeça de fazer).
- Essas pessoas costumam pensar em comida o dia todo
- Muitas pessoas com bulimia têm este tipo de cérebro
- Este tipo é particularmente comum em filhos e netos de alcoólicos ou pessoas com histórico familiar significativo de alcoolismo
As pessoas com este tipo de cérebro tendem a usar a comida para medicar sentimentos subjacentes de tristeza e acalmar as tempestades emocionais nos seus cérebros. Muitas vezes lutam com:
- Tédio
- Solidão
- Depressão
- Baixa auto-estima
- Problemas de dor
- Diminuição da libido
- Períodos de choro
- Baixos níveis de energia
- Pensamentos suicidas
- Falta de interesse em atividades geralmente prazerosas
- Sentimentos de culpa, desamparo, desesperança ou inutilidade
Para algumas pessoas, esses sentimentos vêm e vão com as estações e tendem a piorar no inverno. Outros experimentam sentimentos leves de tristeza crônica, chamados de distimia. Outros ainda sofrem de depressões mais graves. Este tipo é mais frequentemente visto em mulheres.
Pessoas com este tipo de cérebro tendem a usar a comida para medicar os seus sentimentos de:
- Ansiedade
- Tensão
- Nervosismo
- Temor
Eles podem ser atormentados por sentimentos de pânico e insegurança e sofrer sintomas físicos de ansiedade, como:
- Tensão muscular
- Roer unhas
- Dores de cabeça
- Dor abdominal
- Palpitações cardíacas
- Falta de ar
- Músculos doridos
É como se os comedores ansiosos tivessem uma sobrecarga de tensão e emoção. Tendem a prever o pior e muitas vezes queixam-se de esperar que algo de mal aconteça. Podem ser excessivamente tímidos, facilmente assustados e congelar em situações emocionalmente carregadas.
Certos comportamentos e substâncias podem exacerbar os sentimentos de ansiedade e tornar os comedores ansiosos mais propensos a comer na tentativa de fazer com que esses sentimentos desapareçam. Por exemplo:
- Focando no negativo
- Acreditando em cada pensamento negativo que têm
- Excesso de cafeína ou outras substâncias estimulantes
- Beber álcool
Venha conhecer-nos! Podemos ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio que deseja!
Esperamos por Si…com o Sorriso de Sempre!