O que são problemas de memória e demência?
Ocasionalmente, perder as suas chaves ou esquecer o nome de alguém não significa necessariamente que está tendo demência. No entanto, problemas progressivos de memória e um declínio nas habilidades cognitivas podem ser sinais de alerta de um problema mais sério, como a doença de Alzheimer, que é a forma mais conhecida e prevalente de demência.
Demência é um termo geral que se refere a uma categoria de doenças cerebrais degenerativas que afetam funções cerebrais importantes e podem causar perda de memória, comprometimento cognitivo e alterações de personalidade e comportamento. (Veja mais sobre os vários tipos de demência e seus sintomas abaixo.)
Quem tem problemas de memória?
Em todo o mundo, uma nova pessoa é diagnosticada com demência a cada 7 segundos. Estima-se que neste momento existam 57 milhões de pessoas com demência e esse número deve quase triplicar até 2050.
Dezenas de milhões mais experimentarão outras formas de demência, e 75% dos adultos mais velhos sofrerão de problemas de memória. Esquecimento e perda de memória não são vistos apenas em idosos.
Crianças, adultos jovens e aqueles na meia-idade também podem ter problemas de memória.
O que causa a perda de memória?
Vários fatores podem contribuir para problemas de memória, incluindo:
- História familiar de doença de Alzheimer/demência
- Traumatismo crânio-encefálico (TCE)
- Obesidade e má alimentação
- Abuso de substâncias
- Depressão
- TDAH
- Doença de Lyme
- Alguns medicamentos
- Doença cardíaca
- Exposição a toxinas
- Tireoide Hipo ativa
- Diabetes ou pré-diabetes
- Hipertensão ou pré-hipertensão
- Doença periodontal
- Inflamação crônica
- Cancro/quimioterapia
- Apneia do sono
Problemas de memória não tratados e demência podem causar problemas na sua vida, como:
- Problemas de trabalho
- Problemas de relacionamento
- Fracasso acadêmico
- Incapacidade de viver de forma independente
- Mudanças de comportamento
- Mudanças de personalidade
Porquê escolher a clínica Lugar Seguro para tratamento de problemas de memória?
Na clínica Lugar Seguro usamos a avaliação ao cérebro como parte de uma avaliação abrangente que também inclui testes de laboratório e avaliação dos fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais que podem contribuir para problemas de memória.
Com base em todas essas informações, podemos identificar as causas dos problemas de memória e desenvolver um plano de tratamento personalizado para reverter a perda de memória.
Na Clínica Lugar Seguro, além da avaliação do cérebro, todos os terapeutas têm formação em psicologia e somos Lideres Mundiais de Hipnose reconhecidos internacionalmente, para poder utilizar estas técnicas fantásticas e o ajudar a ultrapassar esta condição de forma mais célere e definitiva.
Cérebros com problemas de memória funcionam de maneira diferente
A ciência agora sabe que os processos de demência começam no cérebro décadas antes de os sintomas aparecerem.
Uma das grandes contribuições da imagem cerebral SPECT é que ela pode mostrar os padrões anormais de demência no início do curso da doença e, em alguns casos, mesmo antes do desenvolvimento dos sintomas. A deteção com SPECT dá às pessoas a oportunidade de receber tratamento nos estágios iniciais, quando será mais eficaz.
SPECT também pode revelar padrões cerebrais associados a outras condições que podem contribuir para problemas de memória.
SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) é um estudo de medicina nuclear que avalia o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro.
Basicamente, ele mostra três coisas: atividade saudável, pouca atividade ou muita atividade. A Imagem SPECT do cérebro de superfície saudável à esquerda, olhando de cima para baixo, mostra atividade completa e até simétrica.
A imagem do cérebro da doença de Alzheimer à direita revela uma atividade geral dramaticamente baixa e mostra que a metade traseira do cérebro está morrendo
Tipos comuns de demência e sintomas relacionados
A demência não é uma doença única ou simples. É um termo genérico para distúrbios e condições neurodegenerativas que prejudicam a memória, a função cognitiva e as habilidades de pensamento.
Também podem afetar as emoções, o comportamento e os relacionamentos de uma pessoa. As seções a seguir fornecem mais detalhes sobre os vários tipos de demência e os sintomas comuns associados a eles.
A doença de Alzheimer é responsável por 60-80% dos casos de demência. O seu padrão cerebral característico é a baixa atividade (fluxo sanguíneo) no giro cingulado posterior, lobos parietais e lobos temporais. Nos estágios posteriores da doença de Alzheimer, a baixa atividade geralmente se estende a outras áreas do cérebro, incluindo os lobos frontais.
A pesquisa mostrou que a imagem SPECT pode identificar o padrão de fluxo sanguíneo anormalmente baixo da doença de Alzheimer até 9 anos antes do início dos sintomas percetíveis. Esta capacidade de imagem SPECT é particularmente valiosa para pessoas com história familiar de doença de Alzheimer.
Sintomas comuns na doença de Alzheimer:
- Perda de memória
- Problemas com números
- Dificuldade em realizar tarefas familiares
- Problemas para construir coisas
- Dificuldade em seguir as instruções
- Ficando perdido
- Confusão com hora, data ou local
- Dificuldade em interpretar o que é visto
- Lutando com vocabulário ou expressão verbal
- Problemas de julgamento
- Mudanças de humor ou personalidade
A demência do lobo frontal-temporal é uma doença neurodegenerativa que afeta a função dos lobos frontal e temporal, como o próprio nome sugere.
Esta doença causa diminuição do fluxo sanguíneo e baixa atividade nessas importantes áreas do cérebro que são responsáveis pelo pensamento, comportamento e memória.
Estima-se que 10-15% das pessoas com demência tenham este tipo. Pessoas com demência do lobo frontal-temporal geralmente desenvolvem-na nos seus 50 e 60 anos, embora o início mais precoce seja possível. Às vezes, este tipo de demência é diagnosticado incorretamente como transtorno bipolar de início tardio porque alguns dos sintomas parecem semelhantes.
É muito importante saber o que realmente está acontecendo olhando para o cérebro. As imagens SPECT para esses dois distúrbios são muito diferentes.
Sintomas comuns na demência do lobo frontal-temporal:
- Comportamento inapropriado
- Perda de contenção/aumento da impulsividade
- Problemas com linguagem ou fala
- Perda de memória
- Dificuldades cognitivas
- Apatia
- Mudanças de personalidade
- Problemas de idioma
A Demência Relacionada ao Álcool é causada pelo uso excessivo ou abuso de álcool.
O álcool é tóxico para o cérebro, portanto, o uso pesado a longo prazo prejudica a função cerebral ao longo do tempo, tornando o cérebro vulnerável a um processo degenerativo. Com a imagem SPECT, normalmente veremos um padrão generalizado de baixo fluxo sanguíneo no cérebro.
Pensa-se também que as deficiências de vitaminas (especialmente a falta de tiamina), que são comumente encontradas em alcoólatras, desempenham um papel importante na demência relacionada ao álcool.
Sintomas comuns de demência relacionada ao álcool:
- Problemas de equilíbrio
- Problemas de memória
- Dificuldade em aprender coisas novas
- Pensamento nublado
- Desorganização
- Problemas sociais
- Perda de motivação ou iniciativa
- Alucinações
- Confabulação (inventar coisas)
- Problemas de idioma
- Mau humor
- Mudanças de personalidade
Estima-se que 10% dos pacientes com demência sofram de demência vascular. Este tipo de demência ocorre como resultado de doenças e condições que inflamam ou danificam os vasos sanguíneos e, consequentemente, restringem o fluxo sanguíneo no cérebro. Estes incluem:
- Pressão alta
- Arteriosclerose (endurecimento das artérias)
- Colesterol alto
- Diabetes
- Obesidade
- Doença vascular cerebral (vasos sanguíneos) e acidente vascular cerebral
- Lúpus eritematoso
- Apneia obstrutiva do sono não tratada
- Infeções cerebrais
- Traumatismo craniano
- Depressão não tratada
- Fumar cigarros
Com acidente vascular cerebral, uma pessoa pode desenvolver sintomas de demência logo de seguida, dependendo da área que foi danificada; no entanto, os sintomas também podem desenvolver-se ao longo do tempo como resultado da doença arterial que afeta o cérebro. Uma pessoa que tem “mini derrames” – que causam vários pequenos bloqueios no cérebro – também pode ser vulnerável à demência vascular.
Os sintomas da demência vascular podem variar dependendo de quais áreas do cérebro são mais afetadas pela doença e podem incluir vários dos seguintes:
- Problemas de pensamento
- Confusão
- Poucas habilidades de raciocínio e planeamento
- Dificuldade na tomada de decisão
- Problemas de memória
- Pobre concentração
- Dificuldade para encontrar palavras
- Dificuldade em situações sociais
- Riso ou choro incontrolável
- Inquietação ou agitação
- Dificuldade para caminhar
- Urgência ou incontinência urinária
A imagem SPECT revelará áreas de baixo fluxo sanguíneo, embora o padrão específico para cada pessoa varie com base nas áreas cerebrais afetadas pela demência vascular.
A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é causada por um acúmular anormal de líquido no cérebro, fazendo com que os ventrículos aumentem e pressionem áreas do cérebro envolvidas com a caminhada, controle da bexiga e processos cognitivos.
A HPN causa sintomas que podem imitar os observados na doença de Alzheimer e na doença de Parkinson, de modo que as pessoas que sofrem de HPN são frequentemente diagnosticadas erroneamente. Uma imagem SPECT pode ser extremamente útil para diferenciar a HPN da demência real, para que uma pessoa possa obter a atenção médica urgente e o tratamento correto necessário para essa condição potencialmente debilitante.
Se identificados e tratados precocemente (antes que o dano cerebral ocorra), os sintomas de demência da HPN geralmente podem ser revertidos.
Sintomas comuns de hidrocefalia de pressão normal:
- Dificuldade para andar
- Movimentos lentos
- Perda do controle da bexiga
- Problemas de memória
- Dificuldade em tomar decisões e planear
- Mudanças de personalidade
- Problemas de comportamento
- Apatia
Pseudodemência é uma condição na qual um paciente tem outro distúrbio – como depressão – mas apresenta sintomas que imitam a demência (ou seja, problemas de memória e mudanças de comportamento), mas na verdade não tem demência.
O papel da imagem SPECT é importante para revelar a causa subjacente dos sintomas, uma vez que o tratamento para a depressão (como neste exemplo) é muito diferente do tratamento para a demência.
Venha conhecer-nos! Podemos ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio que deseja!
Esperamos por Si…com o Sorriso de Sempre!